Caminhos e Colinas: Os Primeiros Cinco Anos de Jornada!

 em Conquistas

Cinco anos de jornada no bairro da Pedreira.

O CEAP, escola técnica de fama internacional, já estava no bairro há três décadas. Era preciso complementá-la com uma escola regular que tivesse o mesmo nível de qualidade e exigência educacional. Então, uma pesquisa foi feita no bairro: “você gostaria de uma escola de alto nível de exigência?” E a resposta foi um grande sim!

No início da nossa jornada, contávamos com apenas o Primeiro Ano do Ensino Fundamental, meninos e meninas, mas com a Pandemia veio o desafio de crescer: 300 alunos, depois 600, depois 800, e agora 1000.

Ensino forte. Material Poliedro. Medalhas. Prêmio de excelência. Filosofia Educacional onde “Educar é ajudar a crescer… crescendo junto”. Valorização à grandeza da pessoa humana. A importância da família. Os pais, reconhecidos como educadores únicos. Educação Diferenciada com valores cristãos. Marcos significativos. Medalhas Olímpicas e Projeto de Vida… ATÉ ONDE SE VAI QUANDO SE CAMINHA POR CINCO ANOS?
Se o caminhante é uma pessoa; ainda se está na infância. Se o caminhante é uma escola; pode-se dizer que ainda estamos traçando os ideais.
Quais são esses ideais? Que passos demos dentro do “ajudar a crescer” que é nosso lema? … “vimos sua estrela no oriente, e o viemos adorar” Nós, os pais, professores e alunos do Colégio Caminhos e Colinas estamos caminhando junto há já cinco anos. Para uma instituição de ensino ainda é muito pouco. Mas já temos coisas para contar. Nossa jornada se iniciou ao lado do CEAP, que já caminhava há mais de três décadas quando chegamos. O CEAP nos contou de seu pioneirismo, do desejo de crescimento das pessoas da região, e de seus alunos; que recebiam um excelente ensino técnico, mas que não dispunham de um local para completar esse ensino com uma escola regular igualmente excelente. E – como estávamos caminhando juntos – nos convidou a programar um Ensino Fundamental e Médio que fosse, em sua área, tão completo e excelente quanto o CEAP é na sua área.

Foi um grande desafio, que, com a graça de Deus, está se cumprindo. Já depois do terceiro ano de caminhada estávamos reconhecidos como o melhor colégio da região: o mais completo, de maior qualidade, de melhor formação… e de ensino mais exigente. Nossos alunos – e seus pais – são praticamente unânimes em afirmar que o Caminhos e Colinas é um colégio “forte”, “difícil”, “duro”, que “não dá moleza”… e o curioso é que eles afirmam isso sorrindo! Sorriem pois reconhecem que essa exigência os fez crescer: crescer como alunos, crescer como pais, crescer como pessoas. Comentam que a exigência acadêmica do colégio lhe fez abrir a cabeça e ambicionar novos horizontes.
Nossos alunos “dão o sangue” nas provas, simulados e olimpíadas nacionais e internacionais de que participam, mas é com grande sorriso que mostram depois as notas, os prêmios e as medalhas que conquistaram. As vezes, os que nos acompanham mais de longe, comentam de olhos arregalados que no Colégio temos cursos, provas e diplomas até para os pais. Mas nossos pais sorriem e gostam que seja assim. Outros ainda contam que “até na hora do recreio os alunos se reúnem por sua conta para estudar”. É verdade, e os alunos gostam disso. Há ainda os que falam que meninas do Ensino Médio, depois de sete aulas puxadas pela manhã ainda querem embarcar em mais algumas horinhas na jornada de estudo fazer um Curso Técnico à tarde. Isso também é verdade, e as meninas o fazem com satisfação, e ainda convidam colegas de outros colégios para participar. Há ainda os que estranham nossos cursos extra, de música, de teatro, de oratória: “como eles têm tempo para fazer tudo isso?”. E nossos alunos sorriem. Eles conseguem o tempo, porque sempre se tem tempo para o que se ama.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Imagem com os representantes das turmas na formatura