O Colégio Caminhos e Colinas acata e pratica a verdade de que os únicos e verdadeiros educadores são os pais, e que a missão da escola é ajudar os pais no processo educativo, sem nunca sobrepujar nem desmerecer sua autoridade.
O Colégio Caminhos e Colinas define “educar” como “ajudar a crescer”, para significar que a educação é um processo de melhoria pessoal, uma aproximação gradual do que constitui a finalidade e plenitude únicas de cada pessoa. Esse processo de crescimento harmoniza a responsabilidade pessoal de quem se educa com a responsabilidade de ajuda fornecida pelo educador.
Um princípio básico do pensamento pedagógico do Colégio Caminhos e Colinas é este: o colégio vincula, numa tarefa educativa comum, os pais, os professores e os alunos, nesta mesma ordem de prioridades. Os pais são os primeiros nessa tarefa comum. Primeiros em que? Na responsabilidade, e, portanto, na atenção que lhes fornece a equipe diretiva da escola, seja através dos cursos de formação de pais, seja pela conversa direta.
Os pais são os primeiros numa tarefa de colaboração com o Colégio, cuja finalidade é promover a educação dos seus filhos no âmbito institucional. Buscamos a formação dos alunos através de uma ação coordenada de pais e educadores.
Os pais são os primeiros numa tarefa de colaboração com o colégio, cuja finalidade última é promover a educação de seus filhos num âmbito institucional, coordenando a família e os educadores. Por isso, o colégio deve ser uma organização de trabalho e convivência. Quando comparamos essas duas organizações educativas – família e colégio – podemos afirmar que a convivência é preponderante na família, e o trabalho é preponderante no colégio. Mas também devemos notar que em nenhum caso é possível separar o trabalho da convivência quando se pratica a educação.
Fonte: Evandro Faustino , Colégio Caminhos e Colinas.