Como preparar para um futuro imprevisível?

 em Sem categoria

No colégio Caminhos e Colinas adotamos segundo o qual cada aluno é visto e tratado como uma pessoa única e irrepetível, com aptidões e potencialidades próprias. Não falamos de “métodos” educativos, mas de um “estilo”, que recebe o nome genérico de “Educação Personalizada”. Assumimos que, como as pessoas são diferentes, não se pode educar todos com exatamente o mesmo método, como se fossem peças em uma linha de montagem.

Como cada ser humano é irrepetível, a experiência de escolarização e o trajeto de desenvolvimento de cada aluno são também únicos e irrepetíveis. Acreditamos que a educação não pode ser massificada. Somos de opinião que métodos e programas demasiadamente esquematizados não são o melhor caminho para educar. Procuramos criar condições e dar liberdade para que nossos alunos observem, avaliem, pensem, julguem e comuniquem. Depois disso, o mais pedagógico a fazer será muitas vezes dar-lhes espaço e deixa-los criar.

Isso não significa que desprezemos os conteúdos que os alunos precisam conhecer. Há conteúdos básicos, importantes, necessários e consagrados que toda criança deve dominar para prosseguir seus estudos, e todo jovem deve manipular com naturalidade, facilidade e destreza, para estar apto para vencer os desafios que irão surgir, dos quais o vestibular para uma boa faculdade será um dos primeiros.

Entretanto, a boa escola deve ir além. Os Parâmetros Curriculares Nacionais nos advertem que “a formação escolar deve possibilitar aos alunos condições para desenvolver competência e consciência profissional, mas não restringir-se ao ensino de habilidades imediatamente demandadas pelo mercado de trabalho”. Isso porque as condições do mercado de trabalho mudam a cada instante, e nossos alunos precisam estar aptos a enfrentar situações e abarcar conteúdos que ainda não sabemos quais serão. Por isso nosso empenho em formá-los também no discernimento, na avaliação, na interpretação, no julgamento das situações, no espírito de iniciativa e na capacidade de escolha: quando as novas situações vierem, os alunos saídos de nossa escola estarão preparados para elas.

Fonte: Evandro Faustino , Colégio Caminhos e Colinas.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário