Dúvidas frequentes

Respostas às suas

dúvidas mais comuns

1. Qual a relação entre o Colégio Caminhos e Colinas e o CEAP? São duas escolas separadas?

Sim, são duas escolas autônomas. O CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante – é uma organização não gover-namental, sem fins lucrativos, fundada em 1985, que atua no modelo de escola profissionalizante gratuita, e oferece cursos de formação e qualificação profissional para jovens entre 10 e 18 anos que no contraturno estejam matriculados no ensino regular. O Colégio Caminhos e Colinas é uma escola regular de Ensino Fundamental e Médio, fundada em 2018 que aluga parte das instalações do CEAP. Ambas as escolas compartilham o mesmo ideal formativo. Naturalmente, muitos alunos do CEAP frequentam, no contraturno, as aulas no Colégio Caminhos e Colinas.

2. O CEAP é gratuito. O ColégioCaminhos e Colinas é gratuito também?

O CEAP é subsidiado por uma rede de pessoas jurídicas e físicas, para que possa oferecer gratuitamente a seus alunos o ensino profissionalizante. O Colégio Caminhos e Colinas tira seus recursos unicamente da mensalidade de seus alunos. Portanto, não é gratuito.

3. O Colégio disponibiliza bolsas de estudo?

Sim, o Colégio Caminhos e Colinas disponibiliza bolsas de estudo, concedidas mediante entrevista privada e sigilosa, com as condições fixadas em contrato.

4. Por que a escola oferece ensinoseparado para meninos e meninas?

Somos um colégio moderno, jovem, e talvez por isso um pouco rebelde. E nos rebelamos contra essa imposição social de que a educação juvenil precise ser obrigatoriamente mista. Em muitos países do primeiro mundo a educação especializada por gêneros é uma das mais modernas tendências educativas. Ela já transcendeu ideologias, porque se baseia em dados científicos incontestáveis, o primeiro dos quais é o fato óbvio de que meninos e meninas aprendem de formas diferentes, e, portanto, necessitam de uma educação que leve em conta essas diferenças.

A educação especializada por gênero consegue tirar o melhor dos estudantes, exatamente porque leva em conta essas diferenças naturais. Sabemos que nossos alunos, meninas e meninos, são pessoas únicas, para quem a tarefa educativa deve ser um trabalho de detalhe, atendendo às particularidades de cada um, e especialmente a essa enorme particularidade genética de estarmos tratando com meninos e meninas, homens e mulheres.

5. Como funciona o Processo Seletivo?

O Colégio promove periodicamente provas de seleção, anunciadas pelas redes sociais. Normalmente, enquanto os candidatos fazem a prova, os pais ou responsáveis são convidados a uma palestra onde se faz uma apresentação do colégio, e se explicam alguns de seus diferenciais. Os responsáveis pelos candidatos aprovados nas provas de seleção são convidados a duas entrevistas: A primeira de esclarecimento sobre os compromissos assumidos pelo colégio, pelos pais e pelos alunos, e a segunda sobre os aspectos jurídicos e financeiros do contrato de prestação de serviços educativos.

6. O que é o “Projeto de Vida” que oferecemos?

“Projeto de vida e envolvimento familiar” é um programa pedagógico e social desenvolvido em conjunto pelos pais, professores e alunos do Colégio Caminhos e Colinas. Seu objetivo é duplo: o primeiro é oferecer a todos os que dele participam a oportunidade de planejar o próprio futuro, através do autoconhecimento e do autoaperfeiçoamento. O segundo, dar a esses mesmos participantes a oportunidade cada vez mais rara de manter com regularidade um convívio familiar sadio. O programa, estruturado em vídeos, cursos on-line, textos, livros especialmente editados, aulas regulares e encontros presen- ciais, envolve a participação ativa e conjunta dos pais e dos filhos. Os conteúdos programáticos são temas fundamentais para o crescimento pessoal, tais como a dignidade da pessoa, a for- mação do caráter, a amizade e a liberdade. Esse programa, objeto de contínuo aperfeiçoamento, recebeu em 2023 o Prêmio Excelência, conferido pelo Sistema Poliedro de Ensino.

7. Qual é o método de alfabetização do Colégio?

O Colégio Caminhos e Colinas adota o Método Fônico, considerado atualmente como o mais eficaz de todos os métodos de alfabetização. Temos a assessoria direta do Instituto Alfa e Beto, o mais competente assessor do Método Fônico no Brasil.

8. Quais são as característicasda metodologia do Colégio?

O Colégio Caminhos e Colinas adota o estilo educativo da Educação Personalizada. Segundo esse estilo, cada aluno deve ser visto e tratado como uma pessoa única e irrepetível, com aptidões e potencialidades próprias. Como Método, adotamos o Sistema Poliedro de Ensino, considerado o melhor sistema educativo do Brasil, especialmente pela sua enorme rede de assistência pessoal ao aluno.

9. O colégio oferece aulas de Inglês?

Sim. Os alunos do Ensino Fundamental (Primeiro ao Nono Ano) têm duas aulas de Língua Inglesa semanalmente. Os alunos do Ensino Médio têm uma aula semanal.

10. Como e por que o colégio quer apresença das famílias na educação das crianças?

O Colégio Caminhos e Colinas considera e pratica a verdade de que os únicos e verdadeiros educadores são os pais, e que o papel da escola é ajudar os pais no processo educativo. Para isso, convida os pais para cursos de formação e cursos de atualização de enorme importância prática. Os pais são os primeiros numa tarefa de colaboração com o colégio, cuja finalidade última é a promoção da educação de seus filhos. Busca-se a educação dos alunos através da ação coordenada de pais e de professores.